Boiçucanga
A praia, em formato de ferradura, está localizada entre as praias de Maresias e Camburi. É uma das praias de maior infraestrutura de São Sebastião, contando com a maior praça de eventos da costa sul (praça pôr do sol), pista de skate, centro comercial, campings, pousadas, hotéis, restaurantes, supermercados, shopping center, hospital, pronto-socorro, cartório, entre outros.
A Praça Pôr do Sol
A Praça Pôr do Sol é a segunda maior área de eventos do município - a maior da costa sul. Conta estacionamento, pista de acesso, quadras de areia, quadra poliesportiva, pérgola multiuso, concha acústica, espaço para jogos e playground. Contempla, ainda, palco multiuso para eventos, deck de contemplação, ciclovias, pista de caminhada e pista de skate.
A Praia
Boiçucanga é uma das poucas praias do Brasil onde o sol se põe no mar. Isto acontece no canto direito da praia (Boca da Lagoa), em um cenário que inclui as ilhas Montão de Trigo, dos Gatos e das Couves; e ganhou o reconhecimento de ter o pôr-do-sol mais bonito do Brasil. Já em seu canto esquerdo, desemboca o rio Boiçucanga, onde aportam alguns barcos, a maioria de pescadores, que ainda seguem a tradição local.
Da praia saem o acesso para a praia Brava, trilhas pela Mata Atlântica e cachoeiras, como a ribeirão do Itu. Recentemente, tornou-se um dos locais preferidos do litoral para a prática de voo em para-pente.
História de Boiçucanga
Considerada uma das cidades mais antigas do Litoral Norte, Boiçucanga atrai olhares de muitos turistas todos os anos. O fato é que é assim desde o período pré-colonial.
Assim como grande parte das cidades litorâneas de todo o Brasil, a região foi ocupada pelos índios Tupis, mais especificamente os Tupinambás e Tupiniquins. Historicamente, a serra de Boiçucanga foi uma divisa natural dos territórios de cada tribo.
Por muito tempo, a região era considerada somente um vilarejo, mas a economia de Boiçucanga progrediu por meio da agricultura e da pesca e assim se manteve por muito tempo. A situação melhorou ainda mais após a construção da BR-101, um dos principais trechos rodoviários do Brasil. É justamente esta rodovia que facilita o acesso da praia de Boiçucanga e outros destinos de São Sebastião.
Com o crescimento da cidade, Boiçucanga se tornou uma das praias com melhor infraestrutura da costeira sul de São Sebastião
O termo "Boiçucanga" se origina da língua tupi e significa "esqueleto de cobra grande", através da junção dos termos mboîa ("cobra"), usu ("grande") e kanga ("esqueleto"). Uma outra interpretação do nome diz que, em tupi-guarani, "Boiçucanga" significa "cobra de cabeça grande" e que a praia recebeu este nome pela semelhança da formação montanhosa que fica em seu canto esquerdo.